DOENÇA DE GAUCHER
sintomas

o que é?
quem pode ter?
sintomas
diagnósticos
tratamento
centros de referência


Em 1882, um médico francês chamado Philippe Charles Ernest Gaucher (pronuncia-se Gochê) foi o primeiro a descrever a doença numa mulher de 32 anos de idade, cujo fígado e baço estavam com aumento de volume. Os sintomas mais comuns da doença de Gaucher são: aumentos do fígado e baço (quadro visceral), anemia, redução de plaquetas (resultando em hematomas com facilidade e aumento do tempo de coagulação) (quadro hematológico), dor nos ossos (crise óssea), infartos ósseos, podendo resultar em problemas para as articulações do ombro ou do quadril e também a desmineralização dos ossos (osteoporose). O enfraquecimento dos ossos pode levar à fraturas espontâneas. O curso da doença é bastante variável, indo desde nenhum sinal aparente à problemas no esqueleto (ossos), danos no fígado ou baço, hemorragias e outros problemas.

A doença de Gaucher é causada pela deficiência da enzima beta-glicosidase e tem três tipos de manifestações clínicas: Tipo 1 ou forma não neuropática, que é a mais comum no mundo todo e se caracteriza pelo quadro visceral e hematológico e pela ausência de comprometimento neurológico; Tipo 2 ou forma neuropática aguda no qual as manifestações clínicas são muito precoces e há comprometimento neurológico importante e grave e o Tipo 3 ou forma neuropática subaguda semelhante ao Tipo 2, porém menos precoce.

O comprometimento neurológico inclui degeneração mental e convulsões. A doença de Gaucher do Tipo 1 é a que melhor responde à terapia de reposição enzimática, o Tipo 2 não responde nada e o Tipo 3 responde a doses elevadas da enzima em alguns casos.

A incidência da doença de Gaucher do Tipo 1 é de 1 para cada 40.000-60.000 nascidos vivos, a do Tipo 2 é de 1 para cada 100.000 e o Tipo 3 é de 1 para cada 50.000-100.000.